TRATAMENTOS
Doenças Endócrinas
Essas são as outras áreas de atuação do médico endocrinologista. Saiba como esse profissional pode te ajudar.
Redução dos hormônios masculinos que ocorre quando o homem envelhece. Alguns homens sentem disfunção sexual, fraqueza ou redução da força muscular. O especialista pode identificar aqueles homens que precisam fazer reposição hormonal.
O tratamento correto dessas doenças do metaboismo lipídico pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Algumas crianças podem não crescer suficientemente ou mesmo crescer em excesso. Isso pode ocorrer por alterações hormonais, nutricionais ou genéticas. O desenvolvimento acelerado ou atrasado da puberdade podem necessitar tratamento também.
O excesso de peso, o histórico de parentes com diabetes, a hipertensão e o excesso de gorduras no sangue são fatores de risco para o diabetes. Caso haja excesso de sede, muita urina e perda de peso, o diabetes já pode estar instalado. Tratar corretamente o diabetes ou prevenir o seu aparecimento naquelas pessoas com predisposição ou com pré-diabetes é um dos principais papéis do endocrinologista.
Alterações do ciclo menstrual podem ocorrer por problemas hormonais. A investigação e o tratamento são necessários.
Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula supra-renal.
Mulheres com excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou aumento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.
A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas. É uma questão crônica que necessita de acompanhamento especializado por longo prazo para minimizar os riscos para a saúde.
Trata-se de uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. Procure o seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.
A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais aoda própria mulher, para amenizar o desconforto e os riscos causados pela menopausa.
Nódulos ou aumento de volume do pescoço, nervosismo, insônia, cansaço excessivo, alterações no ritmo intestinal, coração acelerado, perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireóide.