Nós já falamos aqui da história da insulina e hoje, dia 27 de julho, esta importante descoberta que salva milhares de vidas todos os dias completa 100 anos.
A descoberta da insulina aconteceu em 1921 por Frederick Banting e Charles Best, da Universidade de Toronto. Os cientistas realizavam experimentos com o objetivo de isolar a secreção do pâncreas, então eles descobriram a insulina.
Em 1922 aplicaram a o extrato pancreático em um paciente pela primeira vez, Leonard Thompson, mas não houve efeito na redução da glicemia. Em seguida, com a ajuda do biólogo James Collip que ajudou a purificar o extrato do pâncreas, reaplicaram e houve o efeito esperado, salvando a vida de Thompson. Era a insulina!
A descoberta foi tão importante que eles receberam o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. Antes da descoberta, as pessoas com diabetes viviam em média apenas um ano.
Hoje sabemos que alguns pacientes precisam de remédios para melhorar a ação da insulina no corpo, mas muitos necessitam da reposição direta de insulina para sobreviver.
A insulina é um hormônio que inicialmente era obtida dos animais, mas hoje já existem as versões feitas por engenharia genética. Houve uma grande evolução no uso da insulina: hoje temos insulinas de ação rápida, ultrarápida, lenta e ultralenta, além das formas de aplicação que já falamos em vários posts sobre as tecnologias no tratamento do diabetes.
A ciência salva vidas!
#insulina #descobertainsulina #drandrevianna #endocrinologistacuritiba #diabetestipo1 #diabetestipo2 #pesquisacientífica #prêmionobel #100anosdainsulina