É recomendado que o tratamento da obesidade seja feito com acompanhamento de um endocrinologista porque existem diversas disfunções endócrinas que podem desencadear um quadro de obesidade. Hoje quero compartilhar com vocês três dessas condições.
– Hipotireoidismo: Ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios suficientes, o que pode deixar o metabolismo mais lento e levar ao ganho de peso, muitas vezes acompanhado de retenção de líquidos.
– Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP): A SOP é uma desordem hormonal comum entre mulheres em idade reprodutiva. Ela está associada a desequilíbrios hormonais, incluindo altos níveis de insulina, que podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, ganho de peso e dificuldade de emagrecimento.
– Síndrome de Cushing: É causada pelo excesso de cortisol, um hormônio do estresse, produzido pelas glândulas suprarrenais. O cortisol em excesso pode levar ao acúmulo de gordura principalmente na região abdominal.
Mesmo assim as maiores causas de obesidade são a predisposição genética e alguns hábitos de vida, muitas vezes associados.
Muitas são as causas da obesidade, e por isso é essencial buscar a avaliação e acompanhamento de um médico endocrinologista para um tratamento individualizado.
Você sabia dessa relação entre os hormônios e a obesidade? Conta pra mim aqui nos comentários!
Dr. André Vianna
CRM 17517-PR
(41) 3077-0880 ou WhatsApp (41) 98407-4487.
Para mais informações, acesse: https://andrevianna.med.br/