O Diabetes tipo 2 é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que 90% dos casos de diabetes sejam do tipo 2. Por isso, separei aqui 3 fatos importantes que você deve saber sobre o tratamento do DM2:
Fato 1: Algumas pessoas com diabetes tipo 2 podem parar de produzir insulina com o passar dos anos e necessitar da reposição desse hormônio para o seu tratamento. A novidade é que muito em breve teremos insulinas que se aplicam apenas 1 vez por semana.
Fato 2: Outra característica do DM2 é a resistência à insulina, ou seja, quando o pâncreas produz, mas a insulina não age de forma efetiva para transportar a glicose para dentro das células. Como o acúmulo de gordura no corpo aumenta essa resistência, o tratamento do DM2 tem como foco inicial a perda de peso para aumentar a sensibilidade à insulina.
Fato 3: Medicamentos novos e antigos, além das tecnologias podem contribuir com o tratamento. Entre as novidades posso citar a semaglutida e a dulaglutida, a dapagliflozina e a empagliflozina, além dos monitores e dos sensores de glicose.
É importante dizer que a alimentação saudável e a prática regular de atividade física são peças fundamentais para o sucesso do tratamento.
Na dúvida, converse com um médico endocrinologista.
Dr. André Vianna
CRM 17517-PR
(41) 3077-0880 ou WhatsApp (41) 98407-4487.
Para mais informações, acesse: https://andrevianna.med.br/