Se você tem diabetes e está organizando a sua próxima viagem, fique atento a essa check list para aproveitar os dias de descanso sem preocupações.
1 – Faça uma lista com todos os insumos que não podem faltar
- Tiras reagentes ou sensores
- Insulina
- Seringas
- Canetas
- Lancetas
- Medidor de glicose
- Cânulas de bomba de insulina
- Pilhas extras
- Glucagon pra que tem DM1
2 – Leve a quantidade de insumos correspondente aos dias da viagem e mais um pouco. Assim, se houver algum imprevisto, terá um kit extra de insumos para usar por mais dias.
3 – Converse com seu endocrinologista antes da viagem e peça um laudo médico declarando que você tem diabetes e precisa desses insumos.
4 – Se você viajar de avião, vale seguir essas dicas:
- Coloque todos os seus insumos na mala de mão para você ter acesso a eles sempre que precisar.
- Nunca passe a bomba de insulina no Raio X. Isso pode comprometer o desempenho da sua bomba. Se for o caso, apresente a declaração feita pelo seu médico. O detector de metais não tem problema!
5 – Leve alguns lanches com você para não ficar longos períodos em jejum. Vale ter um doce ou suco na mala também para equilibrar a glicemia no caso de uma hipo.
Dica extra: Não deixe de aproveitar as férias só porque tem diabetes! Vale lembrar que o simples fato de sair da rotina já pode desequilibrar a glicemia, então não se assuste. O importante é continuar controlando o diabetes diariamente, e organizar os insumos corretamente antes de viajar. Na dúvida, converse com seu endocrinologista!