Os principais tipos de diabetes são Diabetes Tipo 1, Diabetes tipo 2 e Diabetes gestacional. Todos os tipos de diabetes podem levar a complicações de longo prazo, que surgem muitas vezes sem que a pessoa perceba. São elas:
- Complicações visuais e perda da visão
- Perda da função dos rins
- Infarto do coração
- Acidente vascular cerebral (derrame)
- Alterações dos nervos (neuropatia diabética)
- Alguns tipos de câncer
Diabetes tipo 1
O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença do sistema imunológico onde ocorre a destruição das células beta do pâncreas que produzem insulina.
Nesse caso, é preciso usar insulina em injeções diárias para regularizar o metabolismo do açúcar. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração.
Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem o DM1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença. Mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Pode ser algo próprio do organismo, ou uma causa externa, como por exemplo, uma perda emocional. Ou também alguma agressão por determinados tipos de vírus como o cocsaquie. Outro dado é que, no geral, é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade.
Principais sintomas do diabetes tipo 1
- Urina excessiva
- Muita fome
- Sede constante
- Emagrecimento
- Fraqueza
- Fadiga
- Alteração do humor
- Enjoos e vômitos
Diabetes tipo 2
O diabetes do tipo 2 (DM2) pode ter um caráter hereditário. Mas os principais causadores na atualidade são a obesidade e o sedentarismo. Merece atenção especial o excesso de gordura na região do abdome. Até 90% dos portadores de diabetes tipo 2 estão acima do peso no momento do diagnóstico e sua ocorrência é maior após os 40 anos de idade. Os diabéticos tipo 2 têm uma resistência à ação da insulina e, muitas vezes, produzem esse hormônio em quantidade suficiente. O DM2 é 10 vezes mais comum que o DM1 e os tratamentos incluem dieta, exercícios, medicamentos orais, medicamentos injetáveis e insulina.
Os principais sintomas são:
- Aumento da incidência de infecções
- Visão turva
- Cicatrização difícil
- Formigamentos, perda de sensibilidade nos pés
- Infeções de pele
Diabetes gestacional
É o aumento das taxas de glicose que surge pela primeira vez na gestação. Está associada ao excesso de peso da gestante, tendência familiar ao diabetes e gravidez em idade avançada. As mulheres que desenvolvem diabetes gestacional têm maior chance de desenvolver diabetes tipo 2 imediatamente ou mesmo anos após o parto.
O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.