Saiba quais são as principais complicações do diabetes

Pessoas com diabetes têm fatores de risco para outras doenças graves. A boa notícia é que todas essas complicações sérias que citarei abaixo, podem ser evitadas com o bom controle da glicose.
Os indivíduos que vivem com diabetes são mais propensos a desenvolver doenças cardíacas, vasculares, oculares e renais. Normalmente essas doenças são decorrentes da ausência do devido tratamento para o diabetes. Por isso, quando o paciente atenta para as recomendações médicas, as complicações podem ser evitadas.

Doenças cardiovasculares

Em um quadro de diabetes, a parede interna da artéria perde grande parte das propriedades protetoras. Essa disfunção do endotélio é a primeira fase na formação de aterosclerose. Por isso, o risco de uma pessoa com diabetes ter um infarto ou AVC é maior. Além disso, a insulina, hormônio em deficiência nos diabéticos, é também responsável por dilatar as artérias. A ausência de insulina dificulta o relaxamento das artéria e aumenta a pressão nos vasos. No caso de diabéticos obesos, a probabilidade de desenvolvimento de uma doença cardiovascular é alta.

Insuficiência renal

Quando o diabetes altera o funcionamentos dos vasos sanguíneos dos rins, é possível que o paciente desenvolva nefropatia diabética. Como os rins funcionam como um filtro para o corpo humano, o mau funcionamento desses órgãos acarreta o descarte de substâncias que não deveriam ser eliminadas, como por exemplo, as proteínas. O diagnóstico inicial da nefropatia se dá a partir da observação de albumina na urina – o que só é possível através de um exame laboratorial. A fase inicial da nefropatia pode ser acompanhada de pressão alta, e nesse caso, é possível que levar à insuficiência renal avançada.

Saúde dos olhos

Os altos níveis de glicose no sangue podem afetar a saúde ocular. A retinopatia diabética, por exemplo, pode levar à cegueira permanente. A pessoa não percebe que a visão está alterada na fase inicial da doença, pois os vasos sanguíneos defeituosos não causam sintomas. Para que a complicação não seja diagnosticada em fases avançadas, as pessoas com diabetes precisam realizar o exame do fundo de olho pelo menos uma vez por ano.

Amputação

Pacientes com diabetes podem ter uma diminuição no fluxo de oxigênio que deve chegar aos nervos pelo vasos sanguíneos. Essa condição pode acarretar uma inflamação e consequentemente o mau funcionamento dos nervos. Por isso, os pacientes podem ter perda de sensibilidade nas mãos e pés. Alguns pacientes relatam o contrário: aumento de sensibilidade ou dor e queimação. No caso de formação de úlceras e infecções nas extremidades, o cuidado deve ser redobrado. Quem apresenta diabetes tem maior dificuldade para cicatrização, e por isso, a progressão do quadro pode levar à amputação de um membro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Agende aqui sua consulta.
Agende aqui sua consulta.