Esse é o caso de mães e pais que têm um filho com DM1, amigos íntimos ou pessoas que são casadas ou se relacionam com alguém que tem diabetes. E hoje quero compartilhar algumas dicas para que você, que não tem diabetes, consiga ajudar a pessoa que você ama.
1️⃣ Incentive um estilo de vida mais saudável. Se você mora com uma pessoa que tem diabetes, que tal entrar um pouco na rotina dela? Façam atividades físicas juntos, planejem os alimentos para que todos possam comer, sem que a pessoa se sinta excluída nas refeições.
2️⃣ Evite julgamentos e falas inadequadas como “você tem diabetes, não deveria comer esse doce”. A pessoa sabe que tem diabetes, e ouvir de outras pessoas que ela tem a doença é desconfortável. Além disso, não há proibições alimentares. Se a contagem de carboidratos for feita corretamente e a insulina ou medicamentos forem feitos na dose certa, está tudo bem comer um doce.
3️⃣ Dê apoio emocional e tente ser compreensível. Não é fácil ter diabetes! Tem dias que a pessoa pode ficar mais chateada ou estressada com a carga mental que o diabetes traz. Saber identificar esses momentos e demonstrar compreensão e gentileza, já fazem toda a diferença.