3 dicas para deixar a infância com diabetes mais leve

Muitos pais e mães comentam sobre como é difícil e cansativa a rotina de cuidados com os filhos que tem diabetes. Tem que estar atento à glicemia, auxiliar na aplicação da insulina e monitorar os alimentos e lanches das crianças. A boa notícia é que existem formas de deixar o dia a dia com o diabetes mais leve tanto para os pais, como para as crianças. Separamos algumas dicas:

1 – Incentive a participação da criança no tratamento. Explicar o que é o DM1, por que ela precisa medir a glicemia, e como o tratamento pode ajudá-la, são conversas essenciais no processo de adaptação da criança, sempre de acordo com a idade. Além disso, ajuda a entender  por que ela precisa de cuidados extras em relação aos colegas da escola, o que auxilia no processo de aceitação.

2 – E por falar em escola, é essencial que os pais avisem a equipe pedagógica e os professores. A escola é o primeiro contato extra familiar das crianças, e os medos e inseguranças podem ser intensificados com o tratamento do DM1. Um ambiente escolar acolhedor e bem preparado faz toda a diferença. Dica: No site da Sociedade Brasileira de Diabetes têm vários e-books e manuais sobre a adaptação da criança com diabetes nas escolas e os cuidados necessários, tanto nas atividades quanto nas refeições. 

3 – Avalie o uso de tecnologias para aliviar as preocupações com o diabetes! Bombas de insulina e sensores glicêmicos são ótimas opções para o tratamento do DM1. É possível, por exemplo, transmitir em tempo real as oscilações da glicemia para o celular dos pais enquanto a criança está na escola ou brincando com os amigos. 

Essas são algumas estratégias que podem oferecer uma infância normal, saudável e divertida para as crianças com diabetes!

Vale lembrar que o acompanhamento com um endocrinologista pediátrico é fundamental! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Agende aqui sua consulta.
Agende aqui sua consulta.