Fique tranquilo, esta é uma investigação padrão que acontece com todos os medicamentos. Apesar da mídia ter destacado esse assunto nos últimos dias, não é o momento de se desesperar ou suspender seu tratamento se indicado por um médico.
Para você entender melhor, o comitê de segurança da EMA, Agência Europeia de Medicamentos está analisando uma possível relação entre o uso de Ozempic e Saxenda, com o surgimento de pensamentos negativos que poderiam trazer danos aos pacientes. É importante destacar que essa investigação é baseada em apenas 3 pessoas dentre milhões de usuários desses medicamentos. Não é momento para alarme! O Ozempic e o Saxenda trazem muitos benefícios para a grande maioria das pessoas em tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, e não devem ter seu uso suspenso por informações descontextualizadas que podem representar apenas 3 pessoas.
Essa repercussão me fez refletir, mais uma vez, sobre a velocidade que informações precipitadas e tiradas de contexto são compartilhadas nas redes sociais. Vamos aguardar a conclusão da investigação e, até lá, compartilhe apenas informações confiáveis!
Na dúvida, sempre converse com seu médico!