A Páscoa está chegando e precisamos falar sobre os mitos que envolvem a obesidade e as datas comemorativas. É muito comum vermos posts nas redes sociais associando o consumo de chocolates, ou até mesmo de outros alimentos como hambúrgueres e pizza, à pessoas com obesidade.
Em primeiro lugar precisamos entender que a obesidade não é causada pelo consumo de determinados tipos de alimentos. É claro que a alimentação influencia no peso, mas existem diversos fatores que resultam em um quadro de obesidade. Genética, alterações hormonais e metabólicas e saúde mental são alguns exemplos.
Considerar que a obesidade é a soma de muito doce ou carboidrato é perder a sensibilidade pelas pessoas que sofrem com essa doença. Vejo diariamente no consultório pacientes que já fizeram inúmeras dietas, muitas tão restritivas que traziam prejuízos para a saúde, e mesmo assim não conseguiam emagrecer ou manter o peso perdido no longo prazo. A obesidade é uma doença séria e deve ser tratada!
O papel do endocrinologista é identificar as causas da obesidade e criar um plano de ação de acordo com as necessidades de cada paciente. O tratamento da obesidade geralmente envolve mudanças no estilo de vida, começando pela alimentação saudável e a prática regular de exercícios. Mas existem outros fatores que precisamos analisar, inclusive o uso de medicamentos.
Tratar a obesidade vai além de estigmas e mitos; exige uma abordagem multidisciplinar e compreensiva para promover mais saúde e qualidade de vida.
Dr. André Vianna
CRM 17517-PR
(41) 3077-0880 ou WhatsApp (41) 98407-4487.
Para mais informações, acesse: https://andrevianna.med.br/