Eu apoio! Medicamentos para tratamento da obesidade devem ser distribuídos pelo SUS

Precisamos falar sobre um dos problemas da saúde pública no Brasil: por que os medicamentos para tratamento da obesidade não são distribuídos gratuitamente pelo SUS?

Assim como o diabetes, a doença pulmonar ou asma, a obesidade também se trata de uma doença crônica, mas é a única que não tem tratamento gratuito. Sabemos que essa condição sem o acompanhamento e cuidado adequado pode auxiliar no desenvolvimento de diversos outros problemas de saúde, os mesmos que têm medicamentos gratuitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde.

As principais medicações utilizadas no tratamento da obesidade são a semaglutida e a liraglutida, porém o valor desses produtos é uma barreira ao uso pela população mais carente. Será que não é mais fácil tratar e prevenir o agravamento da obesidade antes que ela provoque outras doenças?

No último mês, foi proposto na Câmara de Deputados um projeto de lei que busca garantir a inclusão dos medicamentos liraglutida e semaglutida na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e sua oferta pelo SUS. O projeto ainda precisa passar por diversas fases até se tornar lei.

Então se você também apoia essa causa, compartilhe este post para alcançarmos mais pessoas!

Dr. André Vianna
CRM 17517-PR
(41) 3077-0880 ou WhatsApp (41) 98407-4487.
Para mais informações, acesse: https://andrevianna.med.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Agende aqui sua consulta.
Agende aqui sua consulta.