Quem tem diabetes, principalmente a do tipo 1, já se deparou com o fato de precisar contar e somar todos os carboidratos de cada refeição. Isso porque antes de comer, as pessoas que têm diabetes aplicam uma dose de insulina, e a dose deve ser proporcional a quantidade de carboidrato que será consumido. 😉
👉🏼 Pode parecer algo chato e burocrático, especialmente se for feito antes de cada refeição do dia. Mas, a contagem de carboidratos pode trazer muitos benefícios para o tratamento do diabetes.
1️⃣ Flexibilidade. Você pode comer de tudo! Não existem alimentos proibidos para quem tem diabetes, o recomendado é moderação. E se você quer comer um macarrão, ou até mesmo um doce, você pode! O importante é saber quanto de insulina você precisará para igualar a absorção de todo esse carboidrato.
2️⃣ Evita a hiperglicemia. É muito importante sair daquele ciclo vicioso de comer tudo na quantidade que quiser, ter um pico de hiperglicemia, e depois compensar com doses de insulina para baixar a glicose. Isso é perigoso e pode trazer prejuízos para a saúde. Com a contagem de carboidratos certinha, você pode evitar esses picos, já que tudo vai estar devidamente equilibrado.
3️⃣ Maior controle do diabetes. A alimentação é um dos principais meios de manter a glicemia estável. Quando a pessoa sabe o que comer e em quais quantidades, isso favorece no tratamento, dando mais autonomia para o paciente. É claro que até chegar a essa independência, é preciso alguns estudos prévios com endocrinologista e nutricionista para entender as tabelas de carboidratos dos alimentos. Mas vale muito investir!
💥 Dica: faça acompanhamento com um endocrinologista e nutricionista regularmente! Esses são os melhores profissionais para te ajudar a controlar o diabetes.
Agora me conta: você faz a contagem de carboidratos diariamente? 🤩
Dr. André Vianna
CRM 17517-PR
(41) 3077-0880 ou WhatsApp (41) 98407-4487.
Para mais informações, acesse: https://andrevianna.med.br/
.
.
.
#endocrino #contagemcarboidratos #endocrinologista #saúde #diabetes #DM1 #DM2 #obesidade #glicose #insulina #nutridiabetes