Carboidratos são macronutrientes constituídos por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Quando ingeridos e absorvidos pelo corpo humano, os carboidratos liberam glicose – um monossacarídeo que fornece energia para as células. Entre os nutrientes mais importantes (carboidratos, proteínas, gorduras) o carboidrato é o que se transforma em glicose de forma mais rápida e em maior quantidade. Alimentos como pães, biscoitos, farinha, massas, mandioca, arroz, frutas, açúcar, leguminosas e grãos são ricos nesse nutriente, e por isso devem ter ingestão controlada por pacientes com diabetes.
O consumo exagerado de carboidratos pode causar aumento significativo no nível de açúcar no sangue das pessoas que têm diabetes. O excesso de carboidratos também pode acarretar aumento de peso e aumentar a chance de desenvolvimento do diabetes tipo 2, caracterizado pela resistência à insulina, hormônio que auxilia a entrada de glicose nas células. Esse quadro é mais comum em pacientes com predisposição genética para diabetes do tipo 2. Em longo prazo, a pessoa com diabetes que permite o descontrole da glicose no sangue pode apresentar lesões e placas nos vasos sanguíneos, aumento do risco de infarto e AVC, retinopatia, falência renal, neuropatia periférica e até mesmo amputações.
A contagem de carboidratos pode ser feita com o auxílio das tabelas de composição nutricional presentes nos alimentos. Para fazer o cálculo, é necessário saber quanto de cada alimento é ingerido na dieta, e a proporção de carboidratos presente na refeição. Por exemplo, um pão francês tem 50g, sendo que aproximadamente 30g são de carboidratos. Além disso, é imprescindível que cada pessoa saiba qual é a quantidade calórica recomendada e o nível de controle glicêmico indicado. Essas informações podem ser conferidas junto ao médico endocrinologista ou ao nutricionista.
O controle da quantidade de carboidratos ingeridos durante o dia coopera para que o paciente consiga ingerir diversos tipos de alimentos, e assim, conte com diferentes fontes de nutrientes. A contagem de carboidratos pode proporcionar ao paciente uma alimentação mais diversa e equilibrada. Para ajudar no tratamento, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) desenvolveu um aplicativo que conta os carboidratos ingeridos em cada refeição.
O app está disponível para aparelhos Android e IOS e pode ser encontrado nas lojas virtuais pelo nome “contagem de carboidratos”. Para ter acesso, basta fazer um breve cadastro com nome, e-mail e senha. É importante salientar que a alimentação saudável deve ser combinada a uma rotina de exercícios e acompanhamento do médico endocrinologista e nutricionista.