Quando foi a última vez que você consultou um oftalmologista? Hoje é o dia da saúde ocular, e quero reforçar aqui a importância das pessoas com diabetes fazerem o exame de fundo de olho.
A Retinopatia é uma complicação do Diabetes não controlado que pode aparecer no início ou mesmo após muitos anos de doença. Acontece da seguinte forma: quando a pessoa com diabetes apresenta momentos frequentes de hiperglicemia, os microvasos presentes na retina (parte nobre dos olhos) começam a ser comprometidos devido à alta concentração de açúcar no sangue.
Nesses casos, a principal área afetada é a retina. Como mecanismo de defesa, surgem novos vasos sanguíneos para compensar aqueles comprometidos. O excesso desses microvasos presentes no fundo do olho pode resultar no descolamento da retina, levando à cegueira.
Todo esse processo é feito de forma sutil ao longo dos anos, e o olho vai se adaptando a perda gradual da visão, até que em determinado momento, a pessoa não consiga mais enxergar.
A melhor forma para evitar a retinopatia diabética é o controle diário da glicemia para evitar hipos e hiperglicemias. O acompanhamento com endocrinologista e oftalmologista são essenciais. O recomendado é que o exame do fundo de olho seja feito pelo menos uma vez ao ano.
Compartilhe essa informação!