A perda da visão é uma das principais consequências do diabetes descontrolado! ⚠️ Isso porque o excesso de açúcar no sangue, através de várias vias metabólicas, começa a comprometer e destruir os microvasos sanguíneos presentes no olho.
👉🏼 A principal área afetada é a retina, a camada mais nobre do nosso olho. Quando o diabetes afeta esses microvasos, formam-se dilatações e pequenas hemorragias nessas camadas neurológicas do olho e depois áreas de baixa circulação sanguínea, chamadas de áreas de isquemia.
Como mecanismo de defesa, o organismo lança novos vasos sanguíneos extremamente frágeis que podem se retrair e, com essa retração, podem fazer com que a retina seja descolada do fundo do olho. E quando existe o descolamento da retina, existe a perda da visão.
Para evitar que isso aconteça, é muito importante que o paciente siga duas recomendações principais:
1️⃣ Manter o diabetes sob controle seguindo as orientações do endocrinologista e tomando os medicamentos indicados corretamente, além de estabelecer uma dieta saudável e praticar exercícios físicos com regularidade.
2️⃣ Fazer um check-up oftalmológico anualmente. Pessoas com diabetes tipo 2 devem fazer o exame de fundo de olho todos os anos, que é justamente olhar a retina e ver como estão os vasos sanguíneos. As pessoas com diabetes tipo 1, a partir de 5 anos com diabetes, também começam a fazer esses exames anualmente para ver se há algum tipo de comprometimento ocular.
💥 Agora me conta: você fez o exame de fundo de olho no ano passado? Já está na hora de refazer o teste? Aproveite e mande esse post para lembrar aquele amigo de agendar o exame! 😉
Dr. André Vianna
CRM 17517-PR
(41) 3077-0880 ou WhatsApp (41) 98407-4487.
Para mais informações, acesse: https://andrevianna.med.br/
#diabetes #DM1 #DM2 #endocrinologista #endocrino #saude #diabetesevisão #oftalmo #insulina