A maioria dos casos de diabetes no mundo são do tipo 2 (90% para ser mais exato) e o principal fator que leva ao DM2 é o excesso de peso.
Isso acontece porque a gordura aumenta a resistência à insulina com o passar do tempo. O organismo entende o acúmulo de gordura corporal, principalmente na região do abdômen, como uma inflamação crônica, fazendo com que as células tenham uma certa resistência à ação da insulina.
O pâncreas, por outro lado, tenta compensar essa situação produzindo cada vez mais insulina. A longo prazo, as células não conseguem manter o mesmo ritmo de produção, o que resulta no aumento da glicemia no sangue e no surgimento do diabetes tipo 2.
Todo esse processo é feito de forma silenciosa, sem sintomas, e pode levar anos para que o DM2 seja identificado. Normalmente, os sinais só aparecem quando o diabetes já está em um estado mais avançado. Por isso é muito importante que as pessoas acima de 40 anos façam o exame de glicemia anualmente, e que todos reforcem os cuidados com a saúde. Atitudes simples como investir em uma alimentação mais saudável e praticar atividade física regularmente auxiliam no controle do peso corporal e, consequentemente, do diabetes.
Se você encontra dificuldade para emagrecer, procure um endocrinologista! O acompanhamento médico é a melhor solução.