Não existe meio-termo quando o assunto é obesidade no SUS! Há apenas dois caminhos, e esse é um problema de saúde pública.

Já passou da hora da obesidade ter um tratamento adequado e acessível a todos! Se pararmos para analisar o atual cenário do tratamento dessa doença crônica no Brasil, veremos que o paciente do SUS tem apenas dois caminhos: mudar hábitos alimentares e de atividade física, ou entrar na fila da cirurgia bariátrica. E como o tratamento com medicamentos fica nessa história? Apenas no atendimento particular e para aqueles que têm condições financeiras de comprar os remédios.

É fato que a mudança na alimentação e combate ao sedentarismo devem sim fazer parte do processo de emagrecimento. Mas em muitos casos isso não é suficiente. E, em seguida, temos a opção da cirurgia bariátrica, indicada para aqueles com IMC acima de 35 e com comorbidades associadas.

O tratamento com medicamentos deve ser uma opção para todos! Cuidar da obesidade evita a progressão de diversas doenças que podem surgir como consequência do excesso de peso, além de evitar que muitas pessoas atinjam níveis mais altos de obesidade e venham de fato precisar da cirurgia bariátrica.

Se você concorda comigo, apoie essa causa compartilhando esse conteúdo com mais pessoas. Devemos pressionar o sistema público de saúde para que todos que precisam tenham acesso ao tratamento da obesidade de forma digna e democrática.

Dr. André Vianna
CRM 17517-PR
(41) 3077-0880 ou WhatsApp (41) 98407-4487.
Para mais informações, acesse: https://andrevianna.med.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Agende aqui sua consulta.
Agende aqui sua consulta.