Muitas pessoas que descobrem que têm diabetes, se assustam. Pensam que isso é uma sentença para problemas de saúde e menos qualidade de vida. Acham que não poderão mais comer o que gostam, ou até mesmo de que irão morrer mais cedo. E o que eu posso dizer para você, é que o diabetes não é nada disso!
O diabetes hoje tem condições de ser tratado com bastante qualidade de vida. A pessoa que tem diabetes vai precisar se alimentar melhor, de uma maneira mais saudável, mas isso é o que todos nós devemos fazer, não é? Ter diabetes não muda nada. Assim como é importante para qualquer pessoa fazer atividade física e manter o corpo ativo. A diferença é a necessidade de um um remédio ou insulina para manter os níveis glicêmicos dentro da normalidade.
E a partir do momento que você tem diabetes e se cuida, você pode sim viver e aproveitar os prazeres da vida! Pode ter uma expectativa de vida com saúde igual ou maior do que outra pessoa que não tem diabetes. Principalmente porque o diabetes, se for tratado com carinho e atenção, acaba fazendo com que você se cuide mais.
Então o que eu posso dizer para você é que o diabetes não pode ser uma condição que domina a sua vida. Você tem que viver, e viver com bastante intensidade, aproveitar os amigos, a família, o trabalho, o dia a dia, independente do fato de ter diabetes. Com hábitos saudáveis e o uso correto dos medicamentos, a vida pode ser levada de uma maneira gostosa, e ao mesmo tempo saudável. Faça do diabetes um aliado para viver com mais saúde, e não um problema.
E hoje, no Dia Mundial do Diabetes, desejo muita saúde a todos e, principalmente, muita consciência de cuidar daquilo que você tem de mais importante no mundo: você mesmo!
Um abraço,
André Vianna