A Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), popularmente conhecida como andropausa, é uma característica comum no envelhecimento e é causada pelo declínio da produção de testosterona.
A queda do nível de hormônios com o passar da idade é natural. Muito se fala em menopausa – condição feminina marcada, principalmente, pelo encerramento dos ciclos menstruais – mas a DAEM também acarreta mudanças como fadiga e perda de energia, libido e agilidade física. Alterações de atitudes e humores são outras características comuns. Trata-se de um processo mais lento e que se inicia entre 45 e 50 anos, sendo mais gradual e durando até décadas. É preciso ter cuidado, pois a produção de testosterona, ao entrar em declínio, pode, inclusive, resultar em condições médicas mais graves, como doenças cardíacas e ossos frágeis.
Vale lembrar que um leve declínio hormonal é normal e que boa parte dos homens não precisa de reposição de testosterona. A reposição, quando desnecessária, também pode fazer mal. Apesar de não haver como evitar o envelhecimento, deixar de lado alguns hábitos auxilia a retardar a diminuição de hormônios. Fique atento ao estresse psicológico, consumo de álcool e medicações desnecessárias, obesidade e infecções.
Caso a intensidade dos sintomas interfira negativamente em seu dia a dia, procure um médico de confiança.