Remédio para obesidade diminui em 94% o risco de desenvolver diabetes tipo 2

Eu sempre abordo aqui em meus conteúdos o impacto da obesidade ou sobrepeso no diabetes. Sabemos que o excesso de peso é um fator que contribui para o desenvolvimento do diabetes e pode dificultar o tratamento.

Um estudo realizado com o medicamento tirzepatida, o conhecido Mounjaro que em breve estará disponível no Brasil, mostrou uma redução de 94% no risco de desenvolver diabetes tipo 2 em pacientes em fase de pré-diabetes e que possuem obesidade ou sobrepeso.

O estudo foi realizado com 1.032 adultos, em que metade recebeu doses semanais da medicação e a outra recebeu placebo. Os resultados mostraram que aqueles que receberam 15mg de tirzepatida, além de terem a diminuição no risco de diabetes, tiveram uma perda de 22,9% de peso corporal, em média. Enquanto o outro grupo teve uma taxa de emagrecimento de 2,1%.

O acompanhamento desse estudo ainda continua. Depois de três anos os voluntários foram monitorados por 17 semanas sem o uso do medicamento, o que resultou em reganho de peso e progressão do pré-diabetes para diabetes tipo dois. Ainda assim, o índice de redução do risco de evolução para a doença foi de 88%. E mais um sinal de que a obesidade deve ser tratada cronicamente, sem interrupção.

Esse estudo é mais uma esperança para nós médicos, tendo em vista que o diabetes é uma doença que afeta milhares de pessoas, com previsão de termos quase 1 bilhão de pessoas no mundo com a doença até 2050.

Dr. André Vianna
CRM 17517-PR
(41) 3077-0880 ou WhatsApp (41) 98407-4487.
Para mais informações, acesse: https://andrevianna.med.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Agende aqui sua consulta.
Agende aqui sua consulta.