Todas as pessoas que têm diabetes devem ter uma atenção especial com a ingestão de bebidas alcoólicas. De acordo com a Associação Americana de Diabetes (ADA), pessoas com diabetes do tipo 1 devem ficar ainda mais alertas com essas bebidas. Segundo um relatório publicado pela instituição, a substância pode fazer o nível de açúcar no sangue cair demais naqueles pacientes que usam remédios para diabetes, podendo até ser fatal. Esse efeito pode durar até 12 horas após o último drinque.
É comum as pessoas não terem noção das consequências do álcool. As pessoas não estão cientes de como a substância pode ser potencialmente perigosa. Como o álcool já abaixa o açúcar no sangue, assim que eles tomam o medicamento para abaixar este nível o caso fica ainda mais complicado, podendo causar até mesmo um estado de coma com risco de morte. Para a Associação, é recomendável se alimentar ao consumir bebidas alcoólicas.
As pessoas com diabetes devem beber álcool moderadamente e, mesmo assim, devem ficar em estado de alerta. Mesmo lanchando ao beber, as mulheres não devem passar de um drinque por dia e os homens de dois. O mais importante é que se verifique o nível de açúcar no sangue antes de ir dormir e, se a ingestão de álcool foi acima do recomendado, inclusive deve-se programar para acordar algumas vezes na madrugada para verificar os níveis de glicose.