Quando foi a última vez que você consultou um oftalmologista? Os olhos de uma pessoa com diabetes precisam de atenção redobrada por causa da RETINOPATIA, uma complicação do DM não controlado que pode vir com os anos de doença. Quando a pessoa com diabetes apresenta casos frequentes de hiperglicemia, os microvasos presentes na retina (parte nobre dos olhos) começam a ser destruídos e comprometidos devido à alta concentração de açúcar no sangue.
Nesses casos, a principal área afetada é a retina. Como mecanismo de defesa, surgem novos vasos sanguíneos para compensar aqueles comprometidos. Mas, com o passar do tempo, o fundo do olho fica com um excesso de microvasos, o que resulta no descolamento da retina, levando à cegueira. Todo esse processo é feito de forma sutil ao longo dos anos, e o olho vai se adaptando a perda gradual da visão, até que em determinado momento, a pessoa não consiga mais enxergar.
No começo desse ano eu participei da publicação de um estudo que mostra que 20,2% das pessoas com diabetes no Brasil têm retinopatia. Por isso é muito importante que as pessoas com diabetes consultem um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano e façam o exame de fundo de olho. E, claro, controlar a glicemia diariamente com acompanhamento de um endocrinologista é fundamental para evitar hipo e hiperglicemias.