Recentemente tivemos a boa notícia de que o Wegovy (semaglutida), foi aprovado pela ANVISA, sendo agora o tratamento mais eficaz para a obesidade, desde que associado a um planejamento de longo prazo com mudanças de estilo de vida.
De uma forma geral e simplificada, a semaglutida aumenta o tempo de vida do GLP1 (um hormônio produzido pelo intestino que diminui o apetite ao sinalizar para o cérebro que estamos alimentados). O GLP1 nativo tem meia-vida muito curta (1–2 minutos) devido à sua rápida degradação pela enzima dipeptidil-peptidase-4 (DPP-4). Já a semaglutida é um análogo do receptor de GLP-1 humano (ar-GLP-1) com 94% de homologia de aminoácidos.
Dizemos “análogo” porque a semaglutida sofreu modificações estruturais importantes para que pudesse proteger o GLP1 contra a degradação da enzima DPP-4. Essas modificações estendem a meia-vida da semaglutida para aproximadamente 1 semana, possibilitando que os pacientes em tratamento da obesidade recebam uma dose semanal do medicamento, ao invés de várias ao longo do dia.
Interessante, né? Compartilhe essa informação com um amigo!