O que é a Semaglutida, princípio ativo do WEGOVY e do Ozempic? Como ela difere do GLP-1 nativo?

Recentemente tivemos a boa notícia de que o Wegovy (semaglutida), foi aprovado pela ANVISA, sendo agora o tratamento mais eficaz para a obesidade, desde que associado a um planejamento de longo prazo com mudanças de estilo de vida.

De uma forma geral e simplificada, a semaglutida aumenta o tempo de vida do GLP1 (um hormônio produzido pelo intestino que diminui o apetite ao sinalizar para o cérebro que estamos alimentados). O GLP1 nativo tem meia-vida muito curta (1–2 minutos) devido à sua rápida degradação pela enzima dipeptidil-peptidase-4 (DPP-4). Já a semaglutida é um análogo do receptor de GLP-1 humano (ar-GLP-1) com 94% de homologia de aminoácidos.

Dizemos “análogo” porque a semaglutida sofreu modificações estruturais importantes para que pudesse proteger o GLP1 contra a degradação da enzima DPP-4. Essas modificações estendem a meia-vida da semaglutida para aproximadamente 1 semana, possibilitando que os pacientes em tratamento da obesidade recebam uma dose semanal do medicamento, ao invés de várias ao longo do dia.
Interessante, né? Compartilhe essa informação com um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Agende aqui sua consulta.
Agende aqui sua consulta.