A principal diferença entre as insulinas está no tempo de duração

Se você também tem dúvida sobre qual a diferença entre as várias insulinas disponíveis, esse post é para você! Separei aqui os seis principais tipos de insulina usados no tratamento do diabetes, cada um com o seu tempo de duração e recomendações.

BOLUS

  • Faster Asparte: deve ser injetada cerca de 2 a 5 minutos antes das refeições, e tem duração de 3 a 4 horas.
  • Ultrarrápida (lispro, asparte, glulisina): deve ser injetada cerca de 15 minutos antes das refeições, e tem duração de 3 a 5 horas.
  • Rápida (regular): Deve ser injetada entre 30 e 45 minutos antes das refeições, com duração de 6h e 30 min.

BASAL

  • Ação intermediária (NPH): Tem duração de até 18h e pode ser aplicada de 1 a 3 vezes ao longo do dia.
  • Análogos de longa duração de 1ª geração (glargina U100, detemir): Frequentemente a aplicação é feita uma vez ao dia, mas podem ser necessárias 2 aplicações. Têm duração de até 24h, mas pode variar de acordo com a marca.
  • Análogos de longa duração de 2ª geração (glargina U300, degludeca): Frequentemente a aplicação é feita uma vez ao dia. Têm duração superior a 24h.

Mas, qual dessas é indicada para você? Isso somente o seu endocrinologista pode dizer! Cada tratamento é único e varia de acordo com o tipo de diabetes e histórico do paciente. No começo pode ser um pouco difícil entender quando aplicar a insulina e qual usar, por isso é fundamental tirar todas as dúvidas com o seu endocrinologista e se educar em diabetes. Quanto mais informação, melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Agende aqui sua consulta.
Agende aqui sua consulta.